Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

DAR





Como professor, você não dá apenas lições aos seus alunos; você lhes dá sua própria vida. Todos os dias, em pequenas porções de tempo, energia ou emoção, você dá uma parte de si mesmo, você também lhes dá a melhor parte do seu dia, os melhores dias da sua semana os melhores anos da sua vida.

 Mas será mesmo um presente? Não seria um dos investimentos mais sábios que você já fez? Você troca sua habilidade pelo conhecimento deles. E, com muita freqüência, esse conhecimento será usado para mudar a sociedade. Você troca sua dedicação pela admiração deles. E, com muita frequência, essa admiração será usada para formar o caráter pessoal.

  Ensinar parece ser unidirecional. Na verdade, é um empolgante ciclo de investimento e recompensa. O que você dá agora será concretizado em alguma ação recíproca. Você pode não estar por perto quando isso acontecer, mas seu investimento valerá a pena.

Você não é um professor. Você é um investidor – trocando seu tempo e esforço pela riqueza que é incontável 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

POTENCIAL

 













Um jardineiro não planta um buquê de rosas. Ele cultiva as flores uma de cada vez. Assim acontece com um professor. Nunca faça de seu objetivo ensinar centenas de alunos; em vez disso, faça do seu objetivo ensinar um aluno. Aprenda a ver o valor do individuo. Procure o potencial próprio de cada aluno.

  Cada aluno representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciar a vida de muitas outras. Mas essa influencia não será alcançada sem atenção exclusiva a um individuo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular - é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

  Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele - um de cada vez. Ninguém era descartável. Cada um tinha um potencial único.

Então, concentre-se em uma unica rosa, em vez de manter o foco em um buque. A grandeza do potencial está diante de você - não importa quantos espinhos estão aparecendo!   

S. Toler

sábado, 24 de dezembro de 2016

HONESTIDADE



Não é uma questão de "se", mas de "quando". Mais cedo ou mais tarde, acontecera´. Você cometerá um erro. Você dará uma informação errada ao responder uma pergunta. Determinará uma tarefa de casa sem a preparação adequada. Terá que voltar a trás em uma decisão tomada. Tudo bem. Todo mundo comete erros, e ninguém se importa - isto é desde que você admita.

 De fato, a honestidade é a melhor politica. Honestidade é uma qualidade de caráter, uma parte importante do sistema de valores de uma pessoa. Mas é especialmente importante para professores, aqueles cuja a vida deve ser um exemplo desses valores. Honestidade é uma excelente validação, dando crédito a outros ensinamentos. É também uma ótima ponte de comunicação. Professores honestos e acessíveis diante dos seus alunos tem melhor oportunidade de se comunicar com eles.

Vá em frente e reconheça que você é humano. Seus alunos sabem disso, e o fato de que você está disposto a ser transparente para eles agirá em seu favor.

Quando você é rápido em reconhecer seu erro e se mostra disposto a pedir desculpas, seus alunos lhe dão uma boa nota.
(S.Toler)